Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Paciente com Fibrose Cística tem direito à assistência integral, diz Desembargador do TJ-SP

Publicado por Fellipe Frota
há 8 anos

Paciente com Fibrose Cstica tem direito assistncia integral diz Desembargador do TJ-SP

Quando tratamos de doenças graves, como é o caso da Fibrose Cística, ou mucoviscidose, é comum a necessidade de buscar em juízo o acesso aos medicamentos de altíssimo custo, alguns que passam o valor de R$ 10 Mil a dose.

O problema é que nem sempre o alto custo está em um remédio específico, e sim no conjunto de remédios que por si só, tornam-se caros. Foi o caso de um processo em que a paciente portadora de fibrose cística que precisou entrar com processo na justiça para obrigar ao poder público a fornecer os medicamentos “Vitamina E 400”, “Cobavital” e “Carbonato de Cálcio 600”.

A paciente conseguiu a liminar, e ganhou na primeira instância, mas a prefeitura recorreu. Agora em 15/06/2016, o TJ-SP manteve o ganho de causa para a paciente com fibrose cística reforçando que:

“A falta de agilidade na entrega da medicação, por força de entraves burocráticos às vezes intransponíveis, acaba comprometendo de vez a saúde da paciente, especialmente quando a doença, dada a sua gravidade, não espera a boa vontade do administrador público. Nisso reside o interesse processual da autora [...]”

É uma importante vitória para todos os pacientes que possuem fibrose cística e que precisam buscar na justiça para receber as medicações necessárias. Aliás, muitas têm sido as vitórias do paciente com fibrose cística na justiça, como a decisão de que o paciente com fibrose cística tem direito a adquirir veículos com isenção de IPI

Portanto, mantenha-se sempre atualizado sobre os direitos do fibrocístico, e se necessário, consulte um advogado especialista!

Processo: 0001157-94.2015.8.26.0062

Imagem: Pixabay

  • Sobre o autorFrota - Defesa dos direitos dos consumidores de planos de saúde.
  • Publicações14
  • Seguidores24
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações649
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/paciente-com-fibrose-cistica-tem-direito-a-assistencia-integral-diz-desembargador-do-tj-sp/353533439

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)